Inexoravelmente

janeiro 4, 2012

Opinião vs. Fato

Filed under: Comportamento,Discussão,Opinião — oldbastard @ 1:23 am
Tags:

Bom dia/tarde/noite!

Um post bem curto para tentar entrar no embalo.

Estive pensando um dia desses: “No final das contas, me interessam mais as opiniões que as pessoas tem sobre o assunto em discussão do que os fatos relevantes ao assunto.

Sei que a princípio soa como heresia para quem gosta de discutir amigavelmente mas com seriedade, mas é o meu jeito torto de pensar que me leva a essa conclusão.

Veja bem, se eu tenho uma opinião formada (ou mais ou menos formada) a respeito de algum assunto, significa que eu li, pesquisei ou pelo menos ouvi falar algo sobre o assunto. Minha opinião é baseada em fatos, mesmo que minhas fontes sejam falsas ou deturpadas.

Quando ocorre a discussão sobre o assunto, as outras pessoas emitem suas opiniões, que são baseadas em suas fontes, seus fatos.

O meu ponto é, se estou discutindo sobre um assunto, o que eu quero é debater sobre o assunto e ouvir opiniões diversas, para chegar a alguma conclusão ou pelo menos ampliar os horizontes com relação ao assunto. Não quero necessariamente convencer as outras pessoas de que minha opinião está correta, e certamente não estou querendo ser convencido de que a outra opinião está correta.

Idealmente, se eu estiver errado, quero chegar a essa conclusão através da discussão, não da análise fria dos fatos apresentados em uma fonte.

Talvez isso se deva à minha noção extrema de que, em última análise, nenhuma fonte é confiável.

Aceito que alguém não confie na CNN, na Wikipedia, ou no New York Times como fonte de informação, mas quem me garante que a informação constante em um documento ou tabela apresentado pela ONU, pelo Smithsonian, pelo IPT ou pelo INPE não teve dados manipulados?

Me apresentar uma fonte como provedora de fato irrefutável ou verdade absoluta só vai me convencer em raríssimas exceções, e normalmente só quando o assunto forem ciências exatas.

Tosco? Sei que sou, mas na minha opinião a sua opinião é muito mais importante e relevante dos que as suas fontes ou os fatos em que você se baseia.

Eu quero discutir sobre o assunto, não ler uma tabela com o resultado de uma pesquisa e acreditar prontamente nela.

O que você prefere, ser intransigente na sua certeza ou ter uma discussão interessante?

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.